Onde está o bom e velho Rock?
Por Paula Isis
O sertanejo universitário se alastrou como poucos gêneros, recentemente. As duplas se multiplicaram e suas músicas são ouvidas em milhares de lugares na cidade, até onde não se pensava, como no Hard Rock Café. O Hard Rock é um espaço destinado, como o próprio nome já diz, ao rock e seus diversos estilos. No entanto, podemos observar uma invasão de outros ritmos e estilos músicas.
O “Hard Rock Café”, que foi o primeiro e permanece como um dos mais famosos restaurantes temáticos e centro de entretenimento do mundo, possui decoração inspirada no Rock’n Roll e expõe peças reais de vários artistas famosos.
Hoje o Hard Rock Café é uma das instituições mais prestigiados do gênero e também aderiu a essa nova onda do Sertanejo Universitário. A casa de shows mistura vários estilos e tem um dia especial para o sertanejo. As quintas feiras são dedicadas ao sertanejo universitário, com o “Sertanejo Vip BH”. Toda quinta feira a casa recebe duplas de sertanejo e é sucesso absoluto de público.
Se observamos as festas de finais de ano, oito a cada dez festas estão oferecendo como atração um show de sertanejo universitário. Pessoas, como a estudante de jornalismo Carolina Hesse, que não são adeptas do estilo, se sentem sufocadas pela falta de opção. “O fato de eu não gostar não se deve apenas ao gênero, que não me agrada musicalmente falando, mas também porque acredito que há poucos que fazem o som original e muitos que copiam. O que eu quero dizer é que há pouca originalidade e criatividade em questão. rimas pré-fabricadas e melodias são semelhantes ou até mesmo iguais em diversas músicas de artistas diferentes.", explica a estudante.
É inquestionável o sucesso e a proporção que o sertanejo universitário ganhou nos últimos anos, mas também não podemos deixar de observar que cada lugar tem um público, uma proposta como empresa. O fãs do rock estão orfãos. Em Belo Horizonte são poucos os lugares destinados ao estilo, são poucas as rádios que mantém o rock em seu set list, e os grandes festivais? Ah, esses nem existem mais.